segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

"Estou Aqui", não abandonei nem a minha nem a vossa caminhada..

Ola a todas as minhas antigas e sempre Amigas e companheiras de caminhada!
Antes do mais quero pedir a todas imensa desculpa por ha um ano quase nada dizer.. pensei mt mais em mim do que em vós e so agora dei conta de que o meu silêncio poderia ser erradamente interpretado: ou como uma recaída, ou como significando esquecimento de quem passa ou passou pelas pedras do mesmo caminho que um dia pisei e me esmagaram.
A verdade é que estou bem, continuo mt bem até, não fossem os corticoides que tenho que tomar por causa de uma doença neurologica de que ja vos falei e que me fizeram inchar um pouco.. a minha esperança é que um dia deixe de os tomar e perca os liquidos acumulados. Mas nada disso me tira a felicidade de me sentir viva, contando cada dia que passa como um dia único que me é dado para viver da forma mais feliz possivel e por isso sempre longe da dca.. estive ha dias no HSM com meninas com a nossa doença e repetia exatamente isso: que os dias hoje nao são mais um somatorio de horas e a vida um somatório infindavel e doloroso de dias, mas sim dias vividos com tristezas e alegrias, sucessos e outros nem tanto, mas vividos intensamente e acreditem que até os sucessos têm sido mt mais do que os insucessos porque as forças que a doença minava e roubava foram canalizadas para coisas, pessoas, acontecimentos, projetos positivos.. os dias têm cor, as coisas têm sabor, deixamos de viver para dentro e renascemos para um mundo cheio de significados que a doença nos retirou e do qual nos aprisionou.. invistam pf sempre na cura: 1º na cura possivel, depois na cura total..
vale a pena esta VIDA sem as grades dessa prisão que não nos dá tréguas nem durante o sono, que se requer reparador e nao amordaçado pelo freio mental e fisico duma fome devoradora enganada pela nossa mente doente..entreguem-se por completo a quem sabe e percebe destas doenças, CONFIEM cegamente que, se nos amam como o fazem os verdadeiros profissionais/missionarios do tratamento desta doença, não nos enganam qdo dizem que não nos vão engordar, apenas ajudar a readquirir o peso ideal e ao mesmo tempo uma mente mais "flexivel", menos obsessiva, que irá deixar de ver gordura onde só existe pele em cima de osso, irá ver um corpo real e nao um corpo distorcido pelo prisma duma mente dominada por uma doença mt poderosa.
Um bj e em breve voltarei para "ver e ler com atençao" os blogues das minhas Amigas.
Um dos motivos tb porque estive menos presente foi o facto de ter-me dedicado mais ao trabalho para tentar esqueçer quem um dia me deu a mão na doença e no Amor e depois "abandonou"..nao foi fácil, nada fácil lidar com um sentimento de abandono, mas foi mais uma aprendizagem de vida, desta vez sem recurso à DCA graça a Deus e à sempre ajuda de quem nunca quero deixar de "ouvir" e um dia me restituiu a vida tirando-me da DCA, qdo todos davam como caso perdido, e que foi a querida Dra Dulce Bouça. Realmente a vida colocou-me à prova e percebi que os problemas, por pior e mais dolorosos que sejam, têm que ser ultrapassados de frente (com ajudas sim, mas de frente) e não com recurso a doenças como a nossa que só nos afundam mais nos problemas e criam outros bem maiores.

7 comentários:

  1. Minha querida, ainda te lembras de mim? (reencanto). Pois é, também eu me desliguei um pouco deste lado virtual porque tenho o lado real a 1000/h.Desde que nos encontrámos no hsm voltei a cair, fundo, mas graças a Deus, à maravilhosa equipa e também a mim, dei um salto para a frente. Desta vez foi "decisão-acção!". Uma conversa com a Dra Jennifer no momento certo, com o acompanhamento bi-semanal da dra Filomena, resultaram numa alimentação mais que reforçada. Juntei-lhe a saída de casa dos meus pais com o inicio de um novo projecto de trabalho, muita responsabilidade e um "tem de ser Agora!". E, até hoje, foi e está a ser assim. Mesmo com umas quedas pequeninas - nada é perfeito, nem a recuperação/ cura - a verdade é que o caminho tão ansiado e tão adiado, está a ser feito. Recuperei o peso que não tinha desde os 15 anos e a forma de me alimentar que não tinha desde os 12. Sem grandes limitações, sem excessos doentios para preencher o que me parecia fome. Tenho tanta coisa para contar… Este Natal enviei uma mensagem às minhas queridas dras, a agradecer o enorme presente de Natal que me deram: a conquista da minha liberdade. Há dias que custam mais porque a doença ainda paira, pq "ela" ainda tem muita vontade de me levar para o lado dela, de me abraçar e de me chamar melhor amiga. E eu não finjo que não a ouço. Porque tenho de estar atenta, porque tenho de ter muita consciência que essa ainda é uma possibilidade se eu vacilar. Mas tenho-me mantido firme, tenho-lhe dito "não!". E só espero continuar a ser forte e que Deus me ajude. Custou muito e sabes, já não tinha grande esperança que esta altura chegasse. Mas aqui estou eu. Saudável, com um projecto de trabalho que me pode levar a outros voos, com a minha casinha, com a minha Vida. Obrigada a ti pelas conversas que tivemos, por me teres inspirado, por seres um grande exemplo para todas nós.

    ResponderEliminar
  2. ola Te, mas que linda prenda de Natal este reencontro e com o sabor de uma nova vida!!! desculpa nao ter andado a acompanhar os vossos blogues, pelos vistos perdi muito, mas precisei de um tempo para me recompor emocionalmente do final inesperado de um relacionamento de anos e, em parte, responsavel pela minha saida da dca.. foi mt importante a ajuda da Dra Dulce e de um outro grande Amigo para nao cair na tentaçao de me refugiar na dca com esse golpe da vida, mas agora sinto que Deus esteve segurando a minha "mão" a todo o tempo, seja atraves dessas duas pessoas, seja atraves de outras que de uma forma ou de outra mm sem saberem me ajudaram, seja diretamente pq acho que ´´e nos momentos de maior sofrimento que nota ainda mais a presença de Algo Superior.
    Fico tao feliz, mas tao feliz T´´e das de teres conseguido dar o "tal salto" para a Vida, do fundo dum submundo de dor e solidão, que infelizmente ainda vejo nos olhos sem brilho, encarcerados em corpos que se acham sem alma, das meninas nossas amigas que continuo a visitar e a incentivar, instigar a sair, dizendo sempre que se fui capaz elas tb serão..e quero, quero mt sim que façam o que eu e tu fizemos.. nao quero agradecimentos, apenas que começem a sentir o sabor da Felicidade que nos ja sabemos estar aqui bem pertinho ao alcance de n´´os todas,basta colaborarem, CONFIAREM cegamente na "nossa equipa" maravilhosa de terapeutas.
    um bj Te e um Ano com as nossas sempre Grandes pequenas/gigantescas conquistas diarias... desculpa ficar por aqui mas a minha ligaçao da net esta fraca. Mt sucesso tb a todos os outros niveis..

    ResponderEliminar
  3. Minha querida,

    Hoje é daqueles dias em que precisava…sei lá de quê…
    Eu sei que o caminho da cura não é recto, muito menos "perfeito"… mas às vezes dou com cada queda que tenho medo de deitar todo o meu esforço e empenho fora…
    Tenho estado num desequilibrio imenso e só hoje, passados já muitos dias (semanas) é que consegui admitir para mim mesma… O peso tem estado estável, não é por aí…essa parte também está a ser dificil pq já cheguei aos 50, coisa q n acontecia desde os meus 15 anos.imc 16 e tal, teoricamente não-gorda, mas a sentir-me um boi. Mas com isso eu vou lidando pq decidi q n vou voltar para trás. É o resto… e não disse a ninguém. Sabes…não quero destruir a "festa" que fazem da minha recuperação, n quero q duvidem q eu sou capaz, n quero q s preocupem, n quero que tenham todas as duvidas q eu tenho na minha cabeça. Tenho ido à Dra Filomena mas estou cheia de problemas em "descarregar". Quero dar a volta e que volte a ser verdade o meu "sinto-me bem, está a correr bem". Não quero ver a minha casa transformada naquilo q está neste momento. Não quero os meus tempos livres ocupados da maneira que estão a ser ocupados… estou cheia de medo. Os pesadelos, aquelas "piores hipoteses" que eu punha qd era mais nova do q seria a minha vida, estão a acontecer… e eu estou a deixar ir sem saber como agarrar...

    ResponderEliminar
  4. oh Té estou cheia de raiva deste meu blogue!!!! nao sei porque nao fui notificada desta mensagem!!! eu ao blog nem sempre venho, mas costumo ir à caixa de correio que costumava notificar-me das msgs e nao dei por esta!!! será que ainda tens o meu telemovel?! qdo for assim liga ou entoa manda email, e eu sei que tneho um email teu em que "pedes amizade" mas nao consigo aderir nao sei porque?! eu so espero que passado este tempo tenhas conseguido "descarregar" tudo em cima da Dra Filomena pq é para isso que ela lá está e nao só para ouvir que está tdo bem!! Eu tb senti esses medos de defraudar as expectativas dos outros, de estragar a festa como dizes, mas vais ver que com o avançar no caminho da cura eles vao sendo cada vez menores ao ponto de "quase" desaparecerem (pois confesso que no fundo ainda hoje, mas la bem no fundo, num fundao até, eles existem, mas nao nos tiram o sono..).. Minha querida pf nada de exigir demais de nós, partilha com quem entende desta "maldiçao" à qual nao queremos voltar como dizes..outra atitude mt semelhante à minha qod dizes "decidi que nao vou voltar atrás", pois eu lembro-me de pensar mtas vezes "decidi nunca mais por fora o que comia, mmm que de inicio sentisse culpa ao comer certos alimentos ou certas quantidades"..mas qdo pensava "não, tudo o que entra nao pode mais sair!!" ..esta atitude é fundamental, pq para a porxima refeiçao corrigimos saudavelmente os exageros de alguma refeiçao que cometemos e assim nao metemos a perder um longo e vitorioso caminho que fomos trilhando..bjsss e pf liga!!! e diz às nossas "meninas" que qq dia volto a visistar o blogue delas, mas mudei de serviço e ando numa roda viva de trabalho.. chego mm mt cansada à noite e durante o dia é impensavel ir aos blogues!! mas nuncapor nunca me saem do pensamento e coraçao mt menos!! bjs

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Carla, estou a lutar com DCA's há 11 anos e tive uma recaída há 3, estando com 44 kg de momento e ao longo desses 3 anos tive períodos de força sobre-humana e consegui subir até aos 48/49kg, mas há algo q me bloqueia...que não me deixa quebrar a barreira de me deixar de importar com o "engordar". Tenho 1,77m e como deves calcular 44kg é muito pouco, mas apesar de reconhecer isso não sou capaz sozinha e apoio familiar é nulo quando não é mesmo prejudicial...No HSM foi um rol de negligencia desde q lá dei entrada desesperada numa urgência...Cancelam-me consultas, não me deram até hoje um psicólogo, o dietista não compreende os meus problemas digestivos resultantes de uma cirurgia aos 14 anos que me despoletou todos estes problemas e o psiquiatra receitou-me ontem Fortimel, mas não faço ideia de como o tomar ou se sou capaz de dar esse passo e sentir-me "bem" depois. Por favor qualquer ajuda que me possas fornecer...seja a nível de médicos, tratamento, dieta, etc. agradecia bastante...De momento estou absolutamente no limite, durmo 2 horas por dia, estou de rastos emocionalmente e não sei q mais direcção tomar uma vez que já vi N médicos a nível privado, como o Dr. António Neves, mas não tenho as verbas para ser internada no privado. Agradeço qualquer resposta.

    ResponderEliminar
  6. peço desculpa se poderes responde para art09@live.com.pt, muito obrigado e desculpa comentar em anónimo

    ResponderEliminar
  7. Ola ao "anonimo" e tenho mesmo que o dizer em publico: estou mt triste ocm o que me está a contar do HSM que ha 8 anos atrás foi o meu tramplim para a vida, mas tinha uma equipa formidavel liderada pela Dra Dulce Bouça e onde tinhamos psiclologo, psiquiatra, e nutricionista, tudo mt bem articulado e debaixo e regras que eram necessarias serem mt rigidas para conseguir competir com as mais rigidas ainda impostas pela nossa doença. Eu vou dizer em privado o que acho que deve fazer e o quanto antes, mas convem que se diga em publico que essas doenças teem que ter sempre um acompanhamento mt especializado e por bons medicos e qod nao nos sentimos bem (nao com a forma como nos impoeem as regras, pq dessas precisamos e mt para nos disciplinarmos e reaprendermos a comer e sermos felizes com o nosso corpo) ou perdemos a ocnfiança que é fundamental, entao ha talvez que procurar uma 2ª opiniao.. bjs e nada de desistir pq, repito, deste lado é bom demais para nao se ultrapassar essas grades, apenas pelo fantasma do medo de nao ser capaz, ou do medo de ficarmos mais sos..qdo afinal essa "companhia" é a causa de todos os medos e solidoes.

    ResponderEliminar